Notícias locais

30 de janeiro de 2024

Feriados nacionais em 2024 podem causar perdas de R$ 284,7 milhões ao varejo da região de Presidente Prudente


Valor estimado é 6,9% menor do que o projetado para o ano passado, de acordo com cálculos da FecomercioSP

Os feriados nacionais e as pontes deste ano podem ocasionar, ao comércio varejista da região de Presidente Prudente, uma perda total de R$ 284,7 milhões — montante 6,9% menor do que o previsto em 2023 [tabela 1]. O principal motivo para o impacto menor é que, neste ano, quatro feriados cairão em fins de semana, reduzindo também o número de “pontes”. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

 

 

ESTIMATIVA DAS PERDAS DE FATURAMENTO COM FERIADOS POR ATIVIDADE

NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Fonte: FecomercioSP

 1

 

Das cinco atividades analisadas, duas devem registrar aumento das perdas em comparação ao ano passado: lojas de vestuário, tecidos e calçados, com uma alta de 4,5%, atingindo prejuízo de R$ 15,8 milhões, e farmácias e perfumarias, com crescimento de 3,9%. Dentre os possíveis fatores que explicam esse resultado, está a alta taxa de crescimento do faturamento de ambos os segmentos, o que resulta em aumento na média diária de vendas — e, assim, mesmo com menos feriados em dias úteis, o volume de perdas acaba crescendo.

 

Por outro lado, a retração das lojas de móveis e decoração deve ser de 26%, caindo para R$ 5,2 milhões. Essa queda significativa pode ser justificada pelo fato de esse segmento apresentar o menor faturamento, de maneira que é comum que ocorram grandes variações porcentuais. Em números absolutos, a maior redução deve ser observada no grupo de supermercados, ao passar de uma perda estimada em R$ 132,8 milhões, em 2023, para R$ 121,7 milhões, em 2024.

As perdas do grupo de outras atividades, em que predomina a venda de combustíveis, devem passar de R$ 101,5 milhões, em 2023, para R$ 90,8 milhões, neste ano, uma queda de 10,5%.

 

Os feriados são um assunto importante a ser discutido, pois impactam toda a população anualmente, especialmente os comerciantes. Vale ressaltar que o Sincomércio disponibiliza em seu site a Convenção Coletiva de Horário, que determina os dias e horários em que o comércio está autorizado a funcionar. A abertura em horários especiais é garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho e Horário, a qual estabelece as regras trabalhistas acordadas entre o sindicato patronal e dos empregados”, afirma o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis.

 

ESTUDO DA FECOMERCIO-SP

O estudo da FecomercioSP tem por objetivo mensurar uma possível redução de movimento no comércio varejista, considerando um desempenho médio sem observar características sazonais e regionais. Os cálculos levam em conta uma perda parcial nas vendas no dia, e não a totalidade.

 

O propósito do estudo não é mensurar a transferência de renda. É evidente que, durante feriados e pontes, as famílias gastam mais com atividades do setor de Serviços, como transporte, bares e restaurantes. Isto é, se de alguma forma o Comércio pode ser prejudicado, o Turismo, por exemplo, ganha fôlego nesses períodos.

 

Considerando que a expectativa da FecomercioSP é de que o varejo da região de Presidente Prudente tenha faturado R$ 16,5 bilhões em 2023, o prejuízo de R$ 284,7 milhões, se confirmado, representa apenas 1,7% da receita anual do setor. Trata-se de uma perda relativamente pequena, mas não desprezível.

 

O estudo analisou apenas os segmentos mais sensíveis à compra por impulso, por serem os que sofrem pelo consumidor não passar em uma loja naquele dia após o almoço, ou no fim do expediente, para comprar algum produto. No caso do comércio de bens duráveis — veículos e eletrodomésticos, por exemplo —, as compras geralmente são programadas, ou seja, se o consumidor não adquirir durante o feriado, ele comprará em outro dia, não havendo, portanto, perda para o comércio.

 

COMO AMENIZAR AS PERDAS

O calendário está posto, e todos sabem com antecedência, não havendo qualquer surpresa. Os empresários que lidam com redução de consumo nos feriados, ou até fechamento do negócio, devem montar estratégias para conseguir faturar a meta do mês nos outros dias de mais movimento.

 

Uma maneira de aumentar ganhos é atrelar a venda a um benefício no setor de Serviços, ou seja, o consumidor compra um produto e ganha uma atração — como ingresso para cinema e parque no feriado. Para isso, é necessário fechar parcerias. Outra alternativa é oferecer descontos mais agressivos nos dias que antecedem o feriado.

 

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

 

Sobre o Sincomércio

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) é uma instituição que atua na representação dos comerciantes locais, buscando defender seus interesses e promover o desenvolvimento do setor varejista. A entidade é atuante na defesa dos interesses da categoria econômica nas distintas esferas do poder, seja, municipal, estadual ou federal, não apenas individualmente, mas como filiada à Federação do Comércio de São Paulo, que unindo forças participam dos grandes temas nacionais.

 

Voltar para Notícias
https://www.kursusseomedan.com/ https://artdaily.com/bocoran-admin-jarwo.html http://www.radicalislam.org/ http://www.iwebtool.com/ https://researchnews.cc/bocoran-rtp-slot-live-tertinggi-hari-ini.html https://artdaily.cc/bocoran-admin-jarwo.html https://artdaily.com/bocoran-admin-riki.html http://dinnermode.org/