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23 de agosto de 2022

Alerta para o golpe do acesso remoto


O Sincomércio, juntamente com a FecomercioSP através do Conselho de Economia Digital e Inovação vem orientando o mercado sobre as inovações nos meios de pagamentos e alertando para eventuais golpes e cuidados a serem seguidos pelas empresas. Os golpes geralmente são antigos, os criminosos apenas migram de plataforma, burlando sistemas e se utilizando de estratégias bem articuladas para enganar os usuários.

O mais novo golpe é o denominado como “golpe do acesso remoto”, que ataca exclusivamente dispositivos móveis. Geralmente, o golpista liga para o usuário, passando-se por funcionário da instituição bancária, informando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão da conta, e até mesmo solicitando para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo.

Na sequência, o falso atendente solicita ao usuário que efetue a instalação de um app no celular para rastrear a suposta transação alegando que seria para descobrir quem estaria usando o aplicativo do banco. Os criminosos são bastante audaciosos, se utilizando de recursos tecnológicos, como gravações de centrais e simulam a transferência para outros atendentes.

No entanto, caso o titular da conta instale esse aplicativo os criminosos passam a ter acesso e o controle de todo conteúdo do celular. Assim, podem receber códigos de dupla autenticação enviados por SMS, e-mails ou, até mesmo, aqueles gerados pelos apps, e permanecem logados.

  • Como se proteger:
    Atenção a notificação de sites e apps que pedem instalação de algum programa no celular. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais das instituições para confirmar a ação;
    Nunca instale aplicativos desconhecidos, sem checar a sua procedência previamente;
    Mantenha o sistema operacional do seu aparelho sempre atualizado;
    Instale uma solução de segurança no seu dispositivo. Na loja de aplicativos dos smartphones existem opções gratuitas e pagas;
    Os bancos não ligam para os clientes solicitando a instalação de aplicativos ou pedindo a confirmação de senhas;
    Não cadastre a mesma senha usada no banco em outros serviços. Também é importante mudar a senha periodicamente;
    Desconfie de mensagens que ofertam benefícios muito atrativos ou com senso de urgência;
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