Notícias Fecomercio

2 de agosto de 2017

Transforme sua loja em um ponto de entrega de pilhas e baterias


Estabelecimentos que vendem esses produtos são obrigados a recebê-los e encaminhá-los para reciclagem

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituiu a Logística Reversa, em 2010, para viabilizar a coleta e a restituição de alguns produtos pós-consumo ao setor empresarial para a destinação ambientalmente adequada.

Para que seja efetivada, foi estabelecida a responsabilidade compartilhada de todos os atores da cadeia produtiva, além dos consumidores. Dessa forma, os comerciantes que vendem pilhas e baterias ficam obrigados a receber dos consumidores esses produtos pós-consumo e encaminhá-los aos fabricantes ou importadores, responsáveis pela reciclagem e disposição ambientalmente adequada dos rejeitos.

No Estado de São Paulo, há termos de compromisso assinados entre o governo e associações que representam os fabricantes e importadores e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que definem as regras para a Logística Reversa de pilhas e baterias no Estado.

Por meio de seu Conselho de Sustentabilidade, a FecomercioSP lançou um Portal de Logística Reversa destinado aos consumidores, comerciantes e sindicatos do Estado de São Paulo.

De caráter informativo e fácil navegação, o portal esclarece os empresários sobre como aderir aos Termos de Compromisso, tornar-se um ponto de entrega, comprar ou confeccionar um coletor e quais produtos participam dos termos de compromisso. Acesse a plataforma aqui.

Voltar para Notícias