Notícias Fecomercio

26 de fevereiro de 2019

Tendência de juros baixos aumenta expectativa de vendas no comércio em 2019


Cenário, atrelado ao possível aumento de vagas no mercado de trabalho, pode melhorar a confiança do consumidor e impulsionar a aquisição de produtos de alto valor agregado

A tendência de manutenção ou redução da taxa básica de juros do País, a Selic, aumenta a expectativa de que o comércio terá mais um ano positivo de vendas. Isso porque manter a taxa no menor patamar histórico afeta diretamente os juros do crédito ao consumidor. A taxa está em 6,5% ao ano desde o fim do ciclo de quedas, em março de 2018.

O cenário – atrelado ao possível aumento de vagas no mercado de trabalho – pode melhorar a confiança do consumidor e impulsionar a aquisição de produtos de alto valor agregado. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima que tal conjuntura aqueça principalmente as vendas do setor de bens duráveis, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e veículos.

Em 2018, segundo dados do Banco Central (BC), o crédito registrou seu valor mais baixo desde 2013, com taxa média de mercado de 48,9% ao ano em dezembro. Com essa queda, os consumidores utilizaram ao longo do ano passado todas as modalidades de crédito para ampliar o seu consumo. O maior avanço ficou com o crédito pessoal – 22,3%, em termos nominais. A concessão para compra de veículos cresceu 17,4%, e o cartão de crédito registrou aumento de 11,1%. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias
Erro › WordPress