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4 de outubro de 2018

Smartphones, produtos de informática, eletrodomésticos e eletrônicos devem representar 60% do volume financeiro da Black Friday


Para atender à demanda de pedidos previstos para a data, a FecomercioSP orienta os empresários sobre boas práticas comerciais

Os smartphones, produtos de informática, eletrodomésticos e eletrônicos devem ser os itens com maiores vendas na Black Friday, que acontece em 23 de novembro, segundo expectativa do Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). De acordo com o presidente do Conselho e diretor de relações institucionais da Ebit|Nielsen, Pedro Guasti, essas categorias representam perto de 60% do volume financeiro da Black Friday.

Segundo a FecomercioSP, os cenários eleitoral e econômico, em conjunto com a alta do dólar podendo pressionar os preços no varejo, estão influenciando os consumidores em relação às compras de bens de consumo, principalmente os duráveis. O mesmo comportamento pode ser previsto na Black Friday, a data comercial mais significativa para o comércio eletrônico.

Dados recém-divulgados da Ebit|Nielsen mostram que o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday em 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado. O número de pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, indo de 3,76 milhões para 4 milhões. Já o tíquete médio deve ser de R$ 607,5, valor 8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Para atender a essa demanda de pedidos previstos para a data, o planejamento dos varejistas virtuais começa, geralmente, no primeiro semestre e deve contemplar aspectos como boas negociações com fornecedores e fabricantes, reforço na infraestrutura, operações, atendimento, logísticas e prevenções de fraude. "Planejar e prevenir é fundamental para evitar perdas financeiras. Atualmente, no mercado, há soluções oferecidas por empresas especializadas, além dos sistemas de detecção de fraudes existentes nas plataformas de e-commerce", ressalta Guasti.

Outro ponto fundamental para um período de vendas sem ocorrência de problemas é reforçar a capacidade de tráfego do site para evitar travamento ou lentidão na navegação, o que pode influenciar no fechamento de uma compra ou na capacidade de processamento financeiro das transações. Cuidados com o estoque também são fundamentais, mesmo para o e-commerce que costuma operar sem ele, como é o caso dos marketplaces, que vendem produtos de terceiros. Confira a matéria completa aqui.

 

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