Notícias Fecomercio

11 de agosto de 2017

Reforma da Previdência: o que muda em relação à idade mínima para aposentadoria?


FecomercioSP lança série exclusiva que esclarece alterações propostas no projeto

Para fundamentar o debate a respeito das mudanças apresentadas pelo governo federal sobre a reforma da Previdência Social, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança uma série exclusiva de infográficos explicando ponto a ponto o que mudaria, na prática, com a efetivação do projeto, atualmente em trâmite na Câmara dos Deputados.

Como é:

Pela regra vigente, é possível se aposentar de duas maneiras: por tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 para mulheres, não há idade mínima) e por idade (65 anos, se homem e 60 anos, se mulher, desde que comprovem 180 meses de contribuição).

Como fica:

A redação original da reforma da Previdência estabelecia idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, equiparando-se os gêneros, desde que com no mínimo 25 anos de contribuição. A proposta substitutiva da Câmara prevê que a idade mínima para homens seja mantida, mas, para as mulheres, alterada para 62 anos, mantendo-se para ambos os casos o mínimo de 25 de contribuição.

Veja o infográfico aqui.

Voltar para Notícias