Notícias Fecomercio

29 de outubro de 2018

Logística reversa muda destino final de eletroeletrônicos e beneficia toda a sociedade


Empresário pode aderir ao sistema gratuitamente e cumprir com a responsabilidade compartilhada imposta aos envolvidos no ciclo de vida dos produtos em desuso

É comum termos em casa pelo menos um eletroeletrônico obsoleto. Pode ser um celular com tecnologia ultrapassada, fones de ouvido estragados, um secador de cabelos queimado ou uma impressora antiga. Eles ficam abandonados em gavetas ou encostados em algum canto e, muitas vezes, são descartados em locais impróprios.

Impedir o consumo acelerado desses e outros equipamentos na atualidade é difícil, mas é possível mudar o destino final desse material. A logística reversa é o sistema mais adequado para os eletroeletrônicos em desuso. Esse procedimento está previsto na Lei n.º 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e na Resolução n.º 045/2015, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA).

Os fabricantes, importadores e comerciantes devem seguir a legislação. O desejo de facilitar à cadeia o cumprimento dessa obrigação levou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a Gestora de Resíduos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a SMA e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a assinar, em 16 de outubro de 2017, um termo de compromisso, com o objetivo de implementar o sistema de logística reversa. A adesão ao sistema é gratuita e pode ser feita na Plataforma da FecomercioSP.

O comerciante que desejar participar precisa ceder, de forma não onerosa, o espaço para a alocação de um coletor, fornecido gratuitamente pela Green Eletron. Depois, basta agendar com a GREEN Eletron a retirada gratuita dos eletroeletrônicos descartados pelo consumidor. Assim, a Green Eletron encaminha esses produtos pós-consumo à reciclagem. Muitos materiais são reaproveitados e voltam para o mercado na forma de equipamentos novos, ou outros produtos reciclados. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress