Notícias Fecomercio

11 de outubro de 2018

Incerteza sobre investir no Brasil ultrapassa a questão eleitoral, diz Zeina Latif


Para a economista-chefe da XP Investimentos, País precisa de uma agenda que combata a insegurança jurídica e resolva a questão fiscal

Embora o período eleitoral brasileiro tenha se caracterizado por uma forte onda de incerteza, não é o único responsável por dificultar os investimentos nacionais. De acordo com a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, a insegurança jurídica predomina no Brasil. Com isso, os investidores se mantêm à espera de uma agenda que corrija esse problema mesmo quando as eleições estiverem concluídas.

“Investidores estão aguardando qual vai ser a agenda do Brasil. Temos, hoje, um país com uma insegurança jurídica enorme, você não sabe como o Judiciário vai arbitrar em decisões que impactam a economia”, afirma a doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com a Expert XP 2018. “Toda essa insegurança jurídica dificulta a tomada de decisão sobre investimento de longo prazo”, completa.

A economista diz que o Brasil é “um país em construção”, condição que, em tese, deveria atrair investimentos. Mas, para que isso aconteça, é necessário ajustar o ambiente econômico e reduzir as incertezas.

“Temos uma demanda enorme por infraestrutura e uma oferta pequena por causa de uma complexidade nossa, incluindo toda a insegurança jurídica”, avalia.

Para Zeina, a economia brasileira está em uma condição “grave” e sem muitas opções, uma vez que a sociedade não aceita financiar o déficit público, que ocorre quando o Estado gasta mais do que arrecada, por meio de inflação ou aumento da carga tributária. Desse modo, além de ter de cortar gastos para equilibrar as contas públicas, o governo, sem recursos, precisa do setor privado para dar prosseguimento ao desenvolvimento nacional. Assista à entrevista completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress