Notícias Fecomercio

16 de abril de 2019

Aumente a produtividade da sua equipe com jornadas especiais


Empresas de serviços reduzem rotatividade com funcionários em expedientes diferenciados de trabalho

A Reforma Trabalhista, aprovada em 2017, flexibilizou a duração semanal do trabalho e abriu a possibilidade de mais atividades profissionais atuarem em expedientes diferenciados. Após quase dois anos, poucas empresas conhecem e aproveitam as vantagens proporcionadas por jornadas como a 12x36 e a parcial para alocar funcionários de maneira mais eficiente. Aquelas que perceberam esses benefícios ganharam a confiança dos clientes.

É o caso da PVG Polivig, do ramo de serviços de portaria, zeladoria e limpeza, cujos principais clientes são clubes, escolas e condomínios residenciais e comerciais. A empresa costuma ficar responsável pela portaria desses locais por 12 ou 24 horas por dia. Sendo assim, recorre bastante à jornada 12x36 (12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso) ao contratar funcionários para a função.

Segundo o diretor-administrativo da PVG Polivig, Alberto Policastro, o regime 12x36 se mostra atraente pelo fato de o empregado trabalhar 15 dias por mês – menos do que quem trabalha de segunda a sexta (22 dias) ou de segunda a sábado (26 dias) –, tendo mais tempo livre durante a semana.

Do ponto de vista dos negócios, o diretor da PVG é categórico ao afirmar que a Reforma Trabalhista deu “mais segurança” para contratar empregados em jornadas especiais.

Para auxiliar os empreendedores a usufruir das vantagens das jornadas especiais, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) produziu um e-book sobre o assunto. O conteúdo inclui um passo a passo para aplicação dos regimes diferenciados em qualquer negócio. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress